» Guia Interpretativo Transportes XXI da 2ª Fase da Rede 7
A Rede 7 da Carris é um projecto que visa a adequação da rede de serviços da Carris às novas tendências de mobilidade da cidade de Lisboa e à rede pesada de transportes: o comboio da CP Lisboa e o metropolitano da Metropolitano de Lisboa. A regularização do serviço fluvial no Sul e Sueste, a abertura do túnel do Rossio, a inauguração das linhas de Metropolitano para Santa Apolónia, Campolide e Aeroporto são as etapas mestre para a introdução da Rede 7

Depois da introdução da primeira fase, no dia 9 de Setembro de 2006, na qual foram criadas 29 novas carreiras, alteradas 9 e descontinuadas 33, a Carris irá colocar em prática no dia 05 de Janeiro de 2008 a Segunda Fase da sua Rede 7 que irá implicar a criação de 7 novas carreiras, alterar 7 e suprimir 8.

A chegada do serviço do metropolitano até às estações do Sul e Sueste e de Santa Apolónia, permite à Carris a redução de meios a fazer a ligação até àqueles terminais e redistribui-los em sítios onde a procura não tem a oferta adequada. Com esse contexto, as missões para esta Segunda Fase são:

  • melhoria da interligação entre Santa Apolónia/Sul e Sueste e o Cais do Sodré;
  • melhoria das frequências em carreiras onde o metropolitano não faz serviço;
  • redução de serviço entre o Marquês de Pombal e Santa Apolónia, eixo onde o metropolitano passa a estabelecer ligação.

Para se poder estabelecer uma nova rede, que se espera mais adequada e através da criação de novas carreiras, será necessário proceder ao corte de algumas e a alterações em outras, de forma a tornar o processo mais coerente. Serão todas estas alterações que serão abordadas nas páginas seguintes e na última secção deste Guia encontra-se o tema “Eu estou habituado a…” que visa a melhor percepção das alterações e a habituação do passageiro à nova realidade da rede da Carris através da apresentação de alternativas viáveis.


Por Filipe Lavrador
Dezembro de 2007

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A rede de elétricos em Lisboa no seu auge teve uma extensão de 145 kms?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo