» Introdução » Carreiras alteradas » Suprimidas » Novas » Eu estou habituado a... » Ficha Técnica
A partir de 5 de Janeiro de 2008, a Carris vai colocar em marcha a Segunda Fase da Rede 7, em sintonia com a abertura do serviço do metropolitano até Santa Apolónia. Desse modo, assistir-se-á a uma redução de serviço sobre a nova linha, de modo especial entre o Marquês de Pombal e Santa Apolónia e a um reforço de serviço em zonas mais periféricas e das ligações complementares entre os interfaces mais importantes do centro da cidade: Santa Apolónia, Sul e Sueste e Cais do Sodré. De referir que a ligação entre o Sul e Sueste e o Cais do Sodré passará a contar com mais duas carreiras que actualmente e a ligação entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré com mais uma carreira.
O mote destas mudanças, além do serviço novo do metropolitano, consiste na supressão das actuais carreiras 2, 6, 9, 17C, 45, 58, 81, 82 e 90. Todas elas ou serão substituídas por novas carreiras, ou os locais por onde passam verão reforçado o serviço das restantes carreiras. Por todos estes motivos, serão reforçadas as carreiras 25E, 36, 60 e 714 e haverá alterações de percurso nas carreiras 711, 713 e 746. Relativamente a estas, a carreira 711 será prolongada da Praça do Comércio até à estação do Sul e Sueste que contará com um novo interface com três locais de terminal. A carreira 713, que actualmente garante a ligação entre a Praça do Comércio e a estação de Campolide via Lapa, sofrerá uma grande alteração de percurso tendo em vista a racionalização dos recursos, já que circula com uma baixa taxa de ocupação e duplica os destinos existentes em todos os pontos do percurso por onde passa. Deste modo, o percurso entre a Lapa e a Praça do Comércio será descontinuado, passando a carreira a fazer terminal no Marquês de Pombal, subindo em direcção às Amoreiras, dirigindo-se depois ao Rato, subindo até à Estrela e encontrando o seu percurso, até à estação de Campolide, na Lapa. Diversifica assim as possibilidades de destino na Lapa e garante um novo eixo entre Santos e as Amoreiras, melhorando o serviço prestado pela Carris. O percurso descontinuado será assegurado pelas carreiras 25E e 706. Já a carreira 746 será suprimida do percurso entre o Marquês de Pombal e Santa Apolónia, circulando apenas entre aquela Praça e a Estação da Damaia.
No que concerne às carreiras novas elas serão as seguintes:
702 Marquês de Pombal <> Serafina, via Campolide
706 Sul e Sueste <> Santa Apolónia, via Praça do Chile
709 Sul e Sueste <> Campo de Ourique (Prazeres), via L.Rato
745 Santa Apolónia <> Prior Velho, via Entrecampos
757 Alto do Chapeleiro (Circulação Via Charneca)
758 Cais do Sodré <> Portas de Benfica, via Sete Rios
781 Cais do Sodré <> Prior Velho, via Olivais
782 Cais do Sodré <> Praça José Queiroz, via estação do Oriente
Contrariamente ao que fora avançado, as carreiras 44 e 759 não sofrerão alterações sendo acompanhada a evolução da sua ocupação para melhor inferir sobre o seu futuro.
Se pretender informação detalhada sobre as alterações da Rede da Carris, queira consultar o
Guia Interpretativo Transportes XXI que se encontra à sua disposição e permite uma melhor familiarização com a nova rede da Carris, agora que falta um mês para ser colocada em prática.