» CP - Locomotivas Eléctricas de Via Larga



Se as locomotivas diesel são ainda as mais presentes em território nacional, as locomotivas eléctricas são de longe mais requisitadas. Com a rede electrificada a alargar-se numa base anual, as necessidades em locomotivas eléctricas aumentam, para ir substituindo definitivamente a tracção diesel pela tracção eléctrica, agora possibilitada.

As locomotivas eléctricas têm a seu cargo apenas alguns serviços regionais de passageiros, nas linhas do Norte e Beira Alta, e monopolizam todos os serviços Intercidades em linhas electrificadas. Fora os comboios de passageiros, efectuam todos os tipos de comboios de mercadorias na rede electrificada, desde comboios de carvão a cimento, passando por comboios expresso de contentores ou simples comboios inter-triagens, de mercadoria variada. Espera-se que o número de locomotivas eléctricas aumente significativamente nos próximos anos, para assim responder ao aumento do tráfego de comboios de mercadorias e ao aumento da rede electrificada.

A CP conta no seu parque com as locomotivas 2500 e 2550, exclusivamente dedicadas aos comboios de mercadorias, e que avizinham os 50 e 45 anos, respectivamente. As séries 2600 e 2620 são, por seu turno, um exclusivo da CP Longo Curso, pelo que asseguram apenas comboios rápidos de passageiros nas vias electrificadas. As locomotivas 5600, compradas em 1993, repartem-se entre pesados comboios de mercadorias e comboios rápidos de passageiros.




Série 2500
 
Série 2550
 
Série 2600
 
Série 2620
 
Série 5600
  



Voltar ao índice
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A Transtejo é a maior transportadora fluvial da Europa?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo