» CP - Locomotivas Diesel de Via Larga



Embora o número de locomotivas diesel tenha baixado vertiginosamente nos últimos anos, elas continuam a ser o efectivo mais omnipresente em toda a rede nacional, quer falemos de linhas electrificadas ou não.

Cada vez mais cantonadas ao tráfego de mercadorias, visto que os comboios de passageiros recorrendo a tracção diesel são um quase exclusivo das automotoras, servem igualmente para manobrar comboios em estações terminais ou em triagens de mercadorias, normalmente não totalmente electrificadas devido à complexidade dos seus esquemas de vias.

A CP possui quatro tipos de locomotivas: locotractores, utilizados única e exclusivamente para manobras; locomotivas de baixa potência, que dividem as suas prestações por manobras, reboque de comboios de mercadorias ligeiros e/ou de curta distância e alguns comboios de passageiros, principalmente na linha do Douro; locomotivas de média potência, única e exclusivamente utilizadas para comboios de mercadorias; locomotivas de grande potência, utilizadas nos comboios rápidos em tracção diesel efectuados com composição clássica e cada vez mais dedicadas aos comboios de mercadorias mais pesados que existem em Portugal nas linhas sem catenária.

A CP tem actualmente uma série de locotractores, 1150, que usa em praticamente todas as grandes estações e entroncamentos da rede nacional, a norte do Rio Tejo. Locomotivas diesel de baixa potência existem apenas as locomotivas da série 1400. Finalmente, a série 1550 é o exemplo de locomotivas de média potência, enquanto as séries 1900, 1930 e 1960 materializam uma gama de potências mais elevada. Destas últimas três, apenas as locomotivas 1930 estão afectas a comboios de passageiros, apesar de algumas das suas unidades ainda em serviço estarem também afectas a comboios de mercadorias.




Série 1150
  
Série 1400
 
Série 1550
  
Série 1900
 
Série 1930
  
Série 1960



   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Muita da tecnologia utilizada nos automóveis de hoje, como os turbo-compressores e o intercooler, foram desenvolvidas para aumentar a eficiência dos motores Diesel marítimos?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo