» Automotoras Eléctricas de Via Larga da Série 4000


Ano de Entrada ao Serviço: 1999
Número de Unidades Construídas: 10 (4001 – 4010)

Construtores:

Partes Mecânicas: Fiat
Equipamento Eléctrico de Tracção: Siemens
Transmissão: Siemens
Sistema de Pendulação: Fiat

Potência: 4000 kW
Velocidade Máxima: 220 km/h

Os primeiros comboios pendulares de Portugal foram comprados com o objectivo de encurtar o tempo de viagem entre Lisboa e o Porto, no quadro da renovação integral da linha do Norte.

Possibilitando a circulação comercial a velocidades mais elevadas que comboios convencionais, pois o sistema de pendulação alivia a força centrífuga sentida nas curvas, os comboios pendulares foram desde o início empregues nas relações principais entre a capital portuguesa e a cidade invicta, substituindo os comboios Alfa, tomando o novo serviço o nome Alfa Pendular. Limitados a 160 km/h nos primeiros tempos, foram autorizados a circular à velocidade máxima de 220 km/h algum tempo depois, quando alguns troços da linha do Norte foram finalmente preparados para essas velocidades.

Limitados pela conclusão sempre adiada da linha do Norte, os comboios pendulares realizam já hoje em dia tempos de viagem inferiores às três horas. Os seus serviços estendem-se já à cidade dos Arcebispos, Braga, e à cidade algarvia de Faro. Percorrendo uma média de 1000 km por unidade num dia típico de circulação, a série 4000 é das mais produtivas do parque, apresentando além disso uma das mais altas taxas de disponibilidade operacional e fiabilidade.

Tendo custado cerca de 12,5 milhões de Euros cada unidade, esta série tem justificado cada cêntimo empregue na sua aquisição. A procura na linha do Norte explodiu, e permitiram à CP atingir os lucros operacionais no sector dos comboios de Longo Curso.

No futuro, poderão ligar Lisboa ao Porto em cerca de 2h 30min, o que poderá representar uma subida da procura e uma subida nas suas prestações quilométricas. Têm uma longa vida pela frente, e só se lamenta que não haja capacidade financeira para investir em mais unidades deste tipo.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A Plataforma Multimodal de Cacia, obra integrada no projeto de ligação ao Porto de Aveiro, foi inaugurada a 20 de Fevereiro de 2009?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo