» Automotoras Eléctricas de Via Larga da Série 2300


Ano de Entrada ao Serviço: 1992
Número de Unidades Construídas: 42 (2301 – 2342)

Construtores:

Partes Mecânicas: Sorefame
Equipamento Eléctrico de Tracção: Siemens
Transmissão: Siemens

Potência: 3100 kW
Velocidade Máxima: 120 km/h

Encomendadas para rejuvenescer o serviço da super saturada linha de Sintra, as unidades quádruplas da série 2300 vieram com um sem número de vantagens por comparação às séries 2000, 2050 e 2080 que prestavam serviço na linha de Sintra desde a sua electrificação, em 1956.

Espaçosas, oferecendo muitos lugares sentados e de pé, estas automotoras foram especialmente concebidas para a linha de Sintra, sendo capazes de superar bem as rampas do traçado, os constantes arranques e acelerações rápidas, situações de sobrecarga de passageiros e vieram preparadas para funcionarem apenas com uma das duas motoras em serviço, caso uma delas se avariasse.

A diferença de serviço que proporcionaram foi abismal face à situação que até aí se verificava. Permitiram aumentar exponencialmente o número de lugares oferecidos num eixo muito saturado, oferecendo um serviço com padrões de qualidade muito elevados. Apesar de, de origem, não trazerem instalado um sistema de Ar Condicionado, o mesmo acabou por ser instalado na mesma altura em que entraram ao serviço as automotoras da série 2400, a partir de 1997.

Mais de 10 anos após a sua entrada ao serviço, continuam a ser visíveis diariamente as vantagens trazidas por estas óptimas automotoras para serviço urbano, que cumprem com eficácia as missões que lhes são confiadas, comprovando a sua robustez, factor determinante para o serviço que efectuam. Actualmente percorrem a linha de Sintra acompanhadas pelas 2400, e aventuram-se na linha da Azambuja até Alverca.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A Eva Transportes foi a primeira a importar Mercedes-Benz O405N2?

   Foto aleatória


© 2004-2021 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo