» Locomotivas Diesel de Via Larga da Série 1960


Ano de Entrada ao Serviço: 1979
Número de Unidades Construídas: 13 (1961 – 1973)

Construtores:

Partes Mecânicas: Bombardier (ex MLW)
Motor Diesel: Bombardier (ex MLW)
Transmissão: GE - Canadá

Potência: 1950 cv
Velocidade Máxima: 120 km/h

Encomendadas para o duro serviço na linha da Beira Alta, as 1960 tinham ao início 2250 cv de potência de tracção. Devido aos elevados consumos, tal potência foi estrangulada para 1950 cv.

A carreira na Beira Alta valeu-lhes a glória. Assegurando todos os tipos de comboios, desde o famoso Sud Expresso ao mais pesado comboio de contentores, as 1960 cumpriram com uma fiabilidade e performances incríveis uma carreira de quase 20 anos na mais sinuosa linha portuguesa. Durante este tempo, em que foram exclusivamente dedicadas à Beira Alta, as 1960 destacaram-se pela sua capacidade de rebocagem, pela sua aderência extraordinária, mas também por consumos proibitivos.

A electrificação da Beira Alta chega a Vilar Formoso em 1998, e com ela a retirada das 1960 da Beira Alta, que nunca mais visitarão em serviço regular. São então afectas ao depósito de Contumil, no Porto, de onde passam a assegurar exclusivamente comboios de mercadorias, em direcção ao Douro e ao Minho. Com o passar do tempo, tornam-se presenças habituais na linha do Oeste, sempre encarregues de comboios de mercadorias.

Actualmente com 12 exemplares, fruto da perda da 1961 no terrível acidente de Alcafache, em 1985, esta série parece ter um futuro garantido pela sua fiabilidade, por serem apreciadas pelo pessoal de condução e apreciadas pelo pessoal das oficinas. Cumprindo também algumas missões esporádicas na Beira Baixa, estas locomotivas são requisitadas ao máximo das suas capacidades, em virtude da falta de locomotivas com que a CP se confronta para traccionar comboios de mercadorias na rede electrificada.

Em condições normais, estas locomotivas deverão passar tranquilamente a marca dos 30 anos de carreira.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Um camião porta-automóveis moderno pode transportar até 10 carros médios e até 12 carros pequenos?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo