» Automotoras Diesel de Via Larga da série 0600

 

Ano de Entrada ao Serviço: 1979/1989
Número de Unidades Construídas: 26 (0601/0621 – 0620/0640 e 0651/0657 – 0656/0662)

Construtores:

Partes Mecânicas: Sorefame
Motor Diesel: SFAC
Transmissão: Voith
Freio: WABCO

Potência: 775 cv
Velocidade Máxima: 120 km/h

As primeiras unidades chegaram como unidades duplas formadas por duas motoras. Com a chegada das 0650, em tudo idênticas mas com um reboque no meio das motoras, também as primeiras vinte unidades receberam um reboque, passando toda a série a ser formada por unidades triplas.

Estas automotoras são o resultado de um ambicioso projecto que pretendia realizar em Portugal automotoras topo de gama. No entanto, e principalmente por questões ligadas a custos, algumas opções acabaram por não ser seguidas.

Inicialmente estas automotoras começaram a assegurar serviços na linha do Oeste e no Norte do país, principalmente no Douro e Minho.
Só no final da década de 1990 os seus serviços sofreram uma real metamorfose. Sete unidades foram deslocadas para o Barreiro, para daí operarem os comboios suburbanos em direcção a Setúbal e Praias do Sado, e várias unidades foram afectas ao Algarve, para substituírem composições formadas por locomotivas e carruagens.

Em 2004 estas automotoras abandonaram o Oeste e dirigiram-se ao Algarve, onde se deu a extinção dos comboios de locomotiva e carruagens nos serviços regionais. Além dos serviços algarvios e dos suburbanos do Sado, estas automotoras marcam forte e crescente presença na Linha do Douro, ao mesmo tempo que continuam a ser uma presença assídua na linha do Minho.

Várias vezes esteve para avançar uma renovação integral a estas automotoras, para as dotar de climatização e de novos interiores, mas o mau momento das finanças da CP tem adiado para as calendas gregas esta intenção.

Sendo as mais importantes automotoras diesel do parque da CP, a renovação deverá surgir mais cedo ou mais tarde, não sendo provável que estas automotoras abandonem o serviço no breve prazo.

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Uma das principais centrais termoeléctricas do país, a do Pego, em Abrantes, foi abastecida até 2018 por 4 comboios diários de carvão de quase 2000 toneladas, vindos de Sines?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo