» Material desafectado de serviço comercial


Nem só o material que todos os dias circula na rede ferroviária faz a história do nosso caminho de ferro. Muito é o material circulante, motor ou não, que já deixou o serviço comercial, e que merece ser recordado. Este é o ponto de reunião de todo esse material, antiga pertença da CP ou de companhias que lhe tenham dado origem.

Para inaugurar este espaço apresentamos um artigo sobre as carruagens Grill Express da CP, série 88-70, que já abandonaram o serviço comercial há vários anos.




Publicado a 23 de Junho de 2006

Carruagens Grill Express, Série 88-70

Com o início e forte crescimento do tráfego TGV na década de 80, as Grill Express conhecem uma profunda agonia. É então em 1989 que a CP compra 4 carruagens Grill Express à SNCF. As carruagens são adaptadas para circular em território ibérico. A transformação é feita nas oficinas de Lisboa Santa Apolónia, sendo o bogie Y28 de origem trocado por um Y32 de bitola ibérica.

Por: João Cunha
Última Actualização: 23/06/2006
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O Porto foi a primeira cidade da Península Ibérica a possuir carros elétricos? Foi em 1895 com a linha Carmo/Massarelos! Hoje este troço é operado sob o número 18 e integra uma das três carreiras em funcionamento na cidade.

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo