Leandro Ferreira | 11.04.2020
A Câmara Municipal de Cascais assinou no dia 9 de abril o contrato de concessão dos transporte rodoviário no concelho com a operadora de transportes espanhola Martín.
O valor do contrato ultrapassa os 121,3 milhões de euros, que sob a marca MobiCascais irá operar os transportes urbanos ao longo de nove anos e quatro meses.
A Empresa Martín deverá garantir uma frota mínima composta por 79 autocarros standard e 17 minibus. A Câmara de Cascais irá remunerar o operador em 1,76 euros por quilómetro.
A Martín, que opera no transporte regular de passageiros na comunidade de Madrid foi uma das três empresas que, no ano passado, apresentaram propostas no concurso público para a prestação do serviço público de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Cascais, tendo sido a escolhida em maio de 2019, deixando para trás a atual operadora de transportes Scotturb e, ainda, a Ovnitur.
Recorda-se que atualmente a Scotturb tem em vigor um contrato para assegurar as carreiras regulares de autocarros em Cascais, assinado em outubro do ano passado e por um período de dois anos, que assegura uma frota mínima de 42 autocarros standard e cinco minibus. A idade máxima da frota standard permitida neste contrato é de 12 anos, sendo que a idade média não poderá exceder os 6.
A Martín deverá substituir a Scotturb no concelho de Cascais em meados do próximo ano.