Leandro Ferreira | 21.10.2020
Os Transportes Urbanos de Braga vão lançar
vão poder renovar a frota com mais 32 novos autocarros, num investimento superior a 10 milhões de euros. A informação foi transmitida aos TUB e à Câmara Municipal de Braga pelos responsáveis do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que consideram tratar-se de uma «excelente notícia para Braga». De facto, a renovação da frota vai ser possível graças à aceitação da candidatura submetida, em outubro de 2018, ao programa para a aquisição de veículos eficientes e eco- -sustentáveis. Um programa que se enquadra na estratégia definida pelos TUB, a qual pretende contribuir para a descarbonização da cidade de Braga.
De acordo com um comunicado dos TUB, enviado ao Diário do Minho, o investimento total da operação é superior a 10 milhões de euros e conta com uma comparticipação do Fundo de Coesão em cerca de 3,6 milhões. Por outro lado, a renovação da frota representa um investimento de cerca de 6,7 milhões de euros da parte dos TUB. «Vai permitir a aquisição de 32 autocarros com superior eficiência e eco-sustentabilidade, assegurando os melhores níveis de sustentabilidade e performance ambiental dos serviços prestados no transportecoletivo de passageiros em Braga».
A nota de imprensa expecifica que o POSEUR financia o diferencial entre o custo de um veículo a diesel normal e o valor de um veículo ambientalmente mais eficaz, ou seja, os veículos elétricos e as viaturas a gás natural.
O cofinanciamento associado aos 7 autocarros elétricos correspondeu a uma taxa de 76,82%, enquanto que nos veiculos movidos a Gás Natural (CNG) e à infraestrutura corresponde a uma taxa de 15%.
Vai ter estação de abastecimento
Os TUB e a Câmara Municipal de Braga congratulam- se com a aprovação desta candidatura que, para além do investimento na aquisição de autocarros com melhor performance ambiental, inclui também a realização de um investimento em infraestruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de gás natural comprimido e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos elétricos.
Segundo Teotónio Santos, administrador dos TUB, a estação vai ser construída dentro das instalações dos TUB.”
«Esta é uma excelente notícia para os TUB e para os bracarenses»
“O administrador executivo dos TUB congratulou-se com a decisão do POSEUR, uma vez que a aprovação desta candidatura vai trazer muitas vantagens para a empresa e para os utentes. Por isso, em declarações ao Diário do Minho, Teotónio Santos considerou que «esta é uma excelente notícia para os TUB, para os bracarenses e para a cidade».
Este responsável recordou que, com este investimento, os TUB prosseguem rumo à concretização dos objetivos esperados até 2020, entre os quais se destacam para além dos óbvios ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros,”
“Diminuir a sinistralidade
«O objetivo dos TUB não é apenas reter os atuais clientes, mas também captar novos clientes pelo que estes 32 novos autocarros representam uma grande oportunidade de continuar a aumentar a atratividade e a qualidade do serviço prestado aos bracarenses, continuar a melhorar a fiabilidade, reduzir a sinistralidade, reduzir a utilização do transporte individual e de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos», sinalizou.
Segundo Teotónio Santos, os TUB têm dois anos para concretizar este investimento e melhorar o atendimento aos utentes, «uma das principais preocupações » da empresa municipal de transportes públicos de Braga.”
in Diário do Minho, 05/02/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade #sustentável