Notícias
CIM do Tâmega e Sousa avalia viabilidade de construção da linha do Vale do Sousa
Pedro Silva | 28.01.2021

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa vai realizar uma avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras, mais conhecida por linha do Vale do Sousa. Nesse sentido, foi já definido um acordo de colaboração entre a CIM do Tâmega e Sousa, a Infraestruturas de Portugal, a Área Metropolitana do Porto e os municípios atravessados por esta linha – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no Tâmega e Sousa, e Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto.

Com a celebração deste acordo pretende-se desenvolver os estudos necessários à caracterização da situação e à avaliação da viabilidade e adequabilidade desta nova linha ferroviária às necessidades dos concelhos do Tâmega e Sousa.

Esta avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento de quatro estudos: um estudo das condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto da nova linha na estrutura horária existente e a eventual necessidade de reforço da rede; um estudo de viabilidade técnica e ambiental, para avaliar a exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro; um estudo de procura potencial de passageiros; e uma análise de custo-benefício, para verificar a viabilidade do projeto, tendo em consideração os custos estimados resultantes do estudo de viabilidade técnica e ambiental e as conclusões do estudo de procura.

À CIM do Tâmega e Sousa e aos seus municípios associados – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira – caberá, em parceria com a Área Metropolitana do Porto e os seus municípios de Valongo e Paredes, o estudo de procura, através do qual se pretende determinar, com maior exatidão e contexto envolvente, o potencial de passageiros associados à implementação do projeto. Os outros três estudos serão realizados pelas Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que a realização do estudo para a viabilidade de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos do Governo, sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das regiões do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto a implementação de um sistema de transportes ambientalmente sustentável e com características adequadas às necessidades das respetivas populações.

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O primeiro Dia Mundial do Mar foi celebrado em 1978 para assinalar a Convenção de 1958 que criou a Organização Marítima Internacional?

   Foto aleatória


© 2004-2021 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo