Notícias
Câmara da Mealhada aprova criação de ecopista no ramal da Figueira da Foz
Leandro Ferreira | 20.10.2020

A Câmara da Mealhada aprovou o protocolo de colaboração com vista à criação de uma ecopista no ramal da Figueira da Foz. 
A Infraestruturas de Portugal não prevê a reativação da antiga linha da Beira Alta entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa, prevendo desta forma o aproveitamento do canal pelas autarquias. A proposta apresentada abrange uma extensão de 48 quilómetros e atravessa os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada. 
A transformação deste antigo ramal em ecopista é da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os municípios envolvidos e a IP Património.
Excluídos de intervenção ficam os troços entre o PK 0.000 e 0.500, correspondentes à estação da Figueira da Foz e o troço entre os PK 6.894 e KM 8.047. 

Esta é mais uma transformação de um canal ferroviário em zona de lazer, sem carris, culminando numa ausência de aposta na expansão ou requalificação de infraestruturas ferroviárias. A utilização de antigas vias ferroviárias para projetos que visem o seu aproveitamento histórico são também incomuns, com exceção do troço entre Marvão e Castelo de Vide que tem o projeto Marvão Bike Rail e disponibiliza quadriciclos que permitem percorrer a antiga linha ferroviária, mantendo assim a identidade de toda a infraestrutura e constituindo um valor acrescentado diferenciador. 
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A cidade do Porto é a única em Portugal que dispõe desde 2011 de autocarros urbanos de dois pisos em serviço regular?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo