» Guia Interpretativo Transportes XXI da 2ª Fase da Rede 7

» 
Introdução  »  Carreiras alteradas  »  Suprimidas  »  Novas  »  Eu estou habituado a...  »  Ficha Técnica


Eu estou habituado a...


Com esta secção do Guia Interpretativo, pretende-se que o processo de adaptação à nova rede da Carris seja mais amigável. Será adoptada uma estrutura semelhante às secções “FAQ”, que na terminologia informática significa um espaço de resposta a possíveis dúvidas. A carreira à qual está habituado, encontra-se em negrito e as soluções aconselhadas encontram-se logo em baixo, como se de uma resposta se tratasse.

Para uma melhor compreensão, foram agrupadas as alíneas por Zonas, sendo indicada à sua frente a(s) carreira(s) em questão.


Serão assim objecto de análise:


  • Campolide (carreira 2)

  • Centro (carreira 6)

  • Benfica (carreiras 58 e 746)

  • Eixo Santa Isabel – São Mamede – Baixa (carreira 9)

  • Eixo Restauradores – Santa Apolónia (carreiras 9, 90, 746)

  • Eixo Centro – Avenidas Novas (carreiras 45, 90 e 746)

  • Eixo Ribeirinho Oriental (carreiras 81 e 82)

  • Eixo Lapa – São Bento - Centro (carreira 713)




Zona: Campolide ~ Carreira 2


  • utilizar a carreira 2 para me deslocar do bairro da Serafina até à Baixa de Lisboa.

Poderá agora utilizar a nova carreira 702 entre a Serafina e a Rua Joaquim António de Aguiar onde fará transbordo para a carreira 711 que garante o mesmo percurso até à Praça do Comércio.
Em alternativa, no Marquês de Pombal, poderá fazer o transbordo para o serviço do Metropolitano ou ainda, na estação de Campolide para o serviço da CP Lisboa logo que o túnel do Rossio seja reaberto.
Relativamente ao tarifário, no primeiro caso somente a Tarifa de Bordo representa uma penalização. Nos últimos dois casos, será necessário adquirir um título de transporte válido para cada um dos transportes.



  • utilizar a carreira 2 para ir da Praça do Comércio até Campolide.

Desde a Praça do Comércio poderá tomar a carreira 711 até à Rua Joaquim António de Aguiar onde fará transbordo ou para a carreira 12 ou para a carreira 702. Em alternativa, no troço da Praça do Comércio ao Marquês de Pombal poderá ser utilizado o Metropolitano.
Também poderá considerar a viagem no 711 da Praça do Comércio às Amoreiras e aí percorrer a pé o resto do percurso.
Também se pode dirigir da Praça do Comércio até ao Cais do Sodré a fim de tomar a carreira 758 entre o Cais do Sodré e Campolide.


  • utilizar a carreira 2 do Marquês de Pombal para a Estação de Campolide.

Para este troço, poderá utilizar a carreira 702 que toma exactamente o mesmo percurso da carreira 2 entre o Marquês de Pombal e o Bairro da Serafina.



Zona: Centro da Cidade ~ Carreira 6


  • utilizar a carreira 6 para me deslocar da Praça do Chile até Santa Apolónia

A carreira 706 garantirá o mesmo eixo de mobilidade que a carreira 6 efectua agora e em grande parte do seu percurso. As diferenças residem no facto da carreira 706 fazer terminal no Sul e Sueste (a 6 faz no Cais do Sodré) e o acesso à estação de Santa Apolónia ser efectuado por “dentro” (Rua da Bica do Sapato), ao invés da carreira 6 que faz terminal junto da linha 7 da estação de Santa Apolónia, na Avenida Infante Dom Henrique.


  • tomar a carreira 6 na paragem “Est. Sta. Apolónia – Mercadorias”

De facto a carreira 706, que substitui grande parte da carreira 6, não serve essa paragem. Como alternativa, poderá tomar o 706 no Largo dos Caminhos de Ferro, junto à entrada principal da estação de Santa Apolónia.


  • tomar um autocarro na paragem “Sul e Sueste” até ao terminal do 6 e nele seguir até ao Vale Escuro.

A partir de 5 de Janeiro de 2008, a carreira 6 será descontinuada. A grande maioria do seu percurso será garantido pela carreira 706. O troço da carreira 6 não abrangido pela carreira 706 corresponde ao percurso entre a Avenida Mouzinho de Albuquerque e o terminal de Santa Apolónia. A carreira 706 passa a fazer terminal no Largo dos Caminhos de Ferro, permitindo um melhor acesso às restantes carreiras. Sobre a questão em causa, poderá tomar uma qualquer carreira desde o Sul e Sueste até Santa Apolónia (preferencialmente 35 ou 794) e no Largo dos Caminhos de Ferro tomar a carreira 706 até ao Vale Escuro. Apesar da carreira 706 também fazer terminal no Sul e Sueste, o seu percurso até ao Vale Escuro ainda serve zonas como Santos, Rato, Gomes Freire e Praça do Chile, pelo que a melhor opção será o transbordo em Santa Apolónia.




Zona: Benfica ~ Carreiras 58 e 746



  • apanhar em Benfica o 746 para ir até aos Restauradores

O 746 será encurtado ao Marquês de Pombal, passando a assegurar o percurso entre a estação da Damaia e o Marquês de Pombal. Poderá continuar a tomar o 746 em Benfica até ao Marquês de Pombal onde depois terá as carreiras 36, 44 e 745 ao seu dispor, ou beneficiar do serviço do Metropolitano logo em Sete Rios. Também pode ser considerada a hipótese de tomar, em Benfica, o 758 até ao Bairro Alto e aí o Ascensor da Glória.


  • apanhar em Benfica um autocarro para Sete Rios (16, 58, 746)

No referido percurso, tanto o 16 como o 746 não sofrerão alterações. O 58 será suprimido e será criada uma nova carreira, 758, que efectua também a ligação a Sete Rios e a totalidade do percurso da carreira 58.


  • apanhar o 58 em São Domingos de Benfica para o Chiado.

Embora o 58 seja suprimido, este percurso não se encontra posto em causa já que será tomado pela carreira 758. A 758 substitui a carreira 58 em toda a sua extensão e apresenta melhoria de frequência.


  • apanhar o 746 na paragem “Alfândega” para ir até às Portas de Benfica.

Poderá seguir na carreira 745 até ao Marquês de Pombal onde tomará a sua habitual 746. Em alternativa, as carreiras 28, 35, 781, 782 ou 794 até ao Corpo Santo ou Cais do Sodré onde existe a carreira 758 com destino às Portas de Benfica.



Eixo Santa Isabel - São Mamede - Baixa ~ Carreira 9


  • tomar a carreira 9 na Estrela com destino a Santa Apolónia

A carreira 9 será descontinuada, mas a carreira 709 garantirá o seu percurso entre o Campo de Ourique e o Sul e Sueste. Deste modo poderá tomar, na Estrela, a carreira 709 até ao Sul e Sueste onde depois fará um transbordo para uma das seguintes carreiras: 28, 35, 745, 759, 781, 782 ou 794.


  • tomar o 9 no Rato para a Estrela

Este troço da carreira 9 continuará a ser garantido pela carreira 709.



  • apanhar o 9 no Rato para o Rossio

Tal como na alínea anterior, este troço da carreira 9 continua assegurado pela carreira 709.


  • apanhar o 9 em Santa Apolónia para a Avenida da Liberdade

Poderá efectuar esse percurso pela carreira 745, que substitui as carreiras 45 e 90, ou pelo Metropolitano.




Eixo Restauradores – Santa Apolónia ~ Carreiras 9, 90 e 746


  • apanhar nos Restauradores um autocarro (9, 90, 746, 759) para Santa Apolónia

Poderá continuar a utilizar o autocarro mediante as carreiras 745 e 759. O Metropolitano também presta serviço entre os Restauradores e Santa Apolónia.



Eixo Centro – Avenidas Novas ~ Carreiras 45, 90 e 746


  • ir até ao Prior Velho, desde o Cais do Sodré, no 45

Se for considerado um dia útil, poderá ir até ao Prior Velho na nova carreira 781 que segue via Avenida Infante Dom Henrique e Olivais, tratando-se até de um percurso mais rápido. No entanto, em dias não úteis ou em períodos nocturnos, o único acesso do centro ao Prior Velho faz-se pela nova carreira 745 que procede de Santa Apolónia. Poderá apanhá-la logo na Praça do Comércio, bastando para isso que tome uma das carreiras que se processam entre o Cais do Sodré e a Praça do Comércio, preferencialmente o 36.


  • ir do Cais do Sodré a Entrecampos (36, 44, 45, 732)

O facto da carreira 45 ser descontinuada, não significa que as ligações entre o Cais do Sodré e Entrecampos se deixem de efectuar. Mediante as carreiras 36, 44 ou 732 continua a ser possível o acesso do Cais do Sodré a Entrecampos.


  • apanhar o 45 nos Restauradores com destino à Encarnação

Poderá continuar a fazer o seu trajecto, sem transbordos, pela carreira 745. A carreira 745 processa-se entre Santa Apolónia e o Prior Velho e garante os percursos da carreira 90 entre Santa Apolónia e Entrecampos e da carreira 45 entre a Praça do Comércio e o Prior Velho.


  • ir de autocarro do Cais do Sodré a Alvalade (35, 44, 45)

A carreira 44 continua a assegurar a ligação entre o Cais do Sodré e Alvalade. A carreira 35, embora com um percurso maior, também continua a assegurar essa ligação.




  • apanhar o 90 na paragem “Casa do Conto” para descer no Saldanha.

A carreira 745 substitui o 90 na totalidade do seu percurso e passa a funcionar ao longo de todo o dia, fins-de-semana e feriados.


  • apanhar em Santa Apolónia as carreiras 90 ou 746 para o Marquês de Pombal.

Poderá fazer esse mesmo percurso de autocarro através da nova carreira 745 ou do serviço do Metropolitano.



Eixo Ribeirinho Oriental ~ Carreiras 81 e 82


  • apanhar o 82 na Praça José Queiroz para o Cais do Sodré

A carreira 782 terá o seu terminal na Praça José Queiroz e destina-se ao Cais do Sodré. No entanto, em vez de entrar logo na Avenida Infante Dom Henrique como o 82, circulará pela Avenida João II e estação Oriente.


  • tomar o 82 nos Olivais Velho para ir até ao Poço Bispo

A carreira 82 irá deixar de se efectuar. Para esta paragem, em alternativa à carreira 82, existe a carreira 28 que serve igualmente o Poço Bispo.


  • tomar o 82 nos Olivais Velho para ir até ao Cais do Sodré

A carreira 82 irá deixar de se efectuar. Para esta paragem, em alternativa à carreira 82, existe a carreira 28 que serve igualmente o Cais do Sodré.


  • tomar o 82 no Cais do Sodré até Braço de Prata.

A carreira 782 substituirá a carreira 82 em grande parte do seu percurso. Para este caso, a carreira 782 continua a garantir o mesmo serviço que a carreira 82. E até à Praça 25 de Abril, a carreira 781 também pode constituir alternativa visto que também sai do Cais do Sodré.


  • apanhar o 28 na Estação Oriente com destino ao Sul e Sueste.

Além do 28, terá ainda a hipótese de tomar a carreira 782 que garante uma ligação ainda mais rápida que o 28.


  • apanhar o 81 nos Olivais até à Praça do Comércio, onde troco para um eléctrico até ao Cais do Sodré

Com a carreira 781, o transbordo será desnecessário pois a carreira 781 circulará desde o Prior Velho até ao Cais do Sodré, assegurando o trajecto da carreira 81 entre o Prior Velho e a Praça do Comércio. O acesso ao Cais do Sodré faz-se pela Rua do Arsenal.


  • apanhar o 81 da Quinta do Morgado para Xabregas

A carreira 781 fará o percurso da carreira 81 do Prior Velho à Praça do Comércio e seguirá até ao Cais do Sodré pela Rua do Arsenal. Por isso mesmo, a nova carreira 781 permite que faça esse mesmo percurso da mesma forma directa e rápida que a carreira 81.



Eixo Lapa – São Bento – Centro ~ Carreira 713


  • ir no 713 da Quinta do Cabrinha até Santos-o-Velho

Poderá continuar a utilizar o 713, pois a sua alteração de percurso dá-se entre a Lapa e a Praça do Comércio.


  • ir no 713 da estação de Campolide até São Paulo

Devido ao novo trajecto do 713 via Amoreiras, será obrigado a efectuar um transbordo em Alcântara para a carreira 60, entretanto reforçada. A viagem torna-se mais linear sem a necessidade da volta pela Lapa.


  • ir da Lapa à Praça do Comércio na carreira 713

Devido ao novo trajecto do 713 via Amoreiras, deverá tomar a carreira 25E, entretanto reforçada.


  • apanhar o 713 na Praça do Comércio até à Assembleia da República

Como o 713 deixa de servir a Praça do Comércio, deverá tomar a nova carreira 706 no Sul e Sueste. A carreira 706 faz o percurso do Sul e Sueste a Santa Apolónia via São Bento, Gomes Freire e Vale Escuro, aproveitando grande parte do trajecto da carreira 6.


  • ir das Janelas Verdes para as Amoreiras, tomando o 727 até ao Rato e subindo a Rua das Amoreiras

O novo percurso da carreira 713 permite a ligação directa entre as Janelas Verdes e as Amoreiras.


  • apanhar o 773 em Alcântara para a Estrela

Terá à sua escolha, além do 773, o 713 que circulará via Santos.


  • fazer o percurso entre o centro da Lapa e o Marquês de Pombal, recorrendo ao 720 ou ao 738 na Avenida Infante Santo.

Com o 713 poderá deixar o incómodo de percorrer a Rua de Sant’Ana à Lapa a pé para alcançar a paragem do 720 e 738. O 713 permite o acesso directo desde o centro da Lapa até ao Marquês de Pombal, como dantes tinha o 27.


  • ir da Lapa até à Assembleia da República no 713

Como o 713 deixa de servir a zona de São Bento, deverá apanhar a carreira 773 na Rua da Lapa com destino a São Bento. A paragem desta carreira faz-se em frente do Palácio de São Bento.



   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi o primeiro aeroporto nacional a ter uma ligação de metropolitano?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo