» Volvo Group apresenta tecnologia hibrida


O novo protótipo híbrido criado pela Volvo Group, permite uma significativa poupança de combustível em trajectos onde as acelerações e as travagens sejam constantes, como por exemplo no transito urbano, recolha de resíduos sólidos, construção civil, entre outros.
Segundo os calculos da Volvo, as poupanças de combustível podem ir até 35%. Os custos de manutenção podem também ser significativamente menores, com a diminuição do desgaste do sistema de travagem dos veículos.

Há por parte do mercado uma crescente preocupação na redução do consumo de combustível. Tal se deve não só à incerteza quanto ao futuro das reservas de combustíveis fósseis, como principalmente devido às alterações climáticas causadas pela poluição, pelo que, as empresas de transportes cada vez mais procuram soluções que diminuam a dependência dos derivados de petróleo. Hoje, a Volvo apresenta uma tecnologia que vai de encontro a estas preocupações com a criação de uma nova solução híbrida para veículos pesados.

O principal componente desta nova solução técnica é designado por I-SAM. Este sistema consiste na combinação de um motor de arranque, um motor de tracção e um alternador, combinados com uma unidade de controle electrónica. Este sistema, funciona acoplado a uma caixa de velocidades automática, com a tecnologia “I-Shift” desenvolvida pela Volvo, em associação a um motor diesel e um conjunto de baterias que são recarregadas com a energia obtida pela travagem do veiculo.
    Dada a montagem dos motores diesel e eléctrico em paralelo, ambos podem trabalhar em simultâneo. Desta forma, a capacidade híbrida é substancialmente melhorada face a outras soluções que utilizam motores diesel e eléctrico em série. O sistema I-SAM permite uma potência suficiente para que a viatura possa arrancar e acelerar a baixa velocidade apenas com o motor eléctrico sem ser necessária a utilização do motor diesel. Isto traduz-se não só numa redução do consumo como também na redução do ruído, pois o motor diesel desliga-se quando a viatura pára num semáforo ou numa paragem para recolha de passageiros, no caso dos autocarros, e volta a entrar em funcionamento após o arranque do veículo para auxiliar o motor eléctrico a ganhar velocidade. Outros componentes, como os sistemas de abertura de portas, Ar Condicionado, etc sãoalimentados pela energia eléctrica, em vez do motor diesel, traduzindo-se também neste facto numa optimização dos consumos. Para além disso, e dada a eficiência resultante da associação dos motores diesel e eléctricos, os veículos podem ser equipados com motores diesel de menor cilindrada, traduzindo-se também na redução das emissões de poluentes.
O autocarro hibrido, desenvolvido pela Volvo com esta tecnologia, está equipado com um um motor de 5000 cm3 com 210 CV. O motor encontra-se colocado em posição traseira, tal como os convencionais modelos urbanos Volvo série 7000.
   
A Volvo Group encontra-se também a desenvolver um novo tipo de baterias, denominadas “Effpower”,baseadas nas baterias de chumbo-acido, utilizadas nos veículos automóveis. No entanto, esta nova geração de baterias bipolares, oferece o dobro do débito de energia relativamente às baterias tradicionais, enquanto que os custos com o seu fabrico são significativamente menores, face às alternativas existentes no mercado. Com esta nova geração de baterias associadas à tecnologia I-SAM, o custo relativo à concepção de veículos híbridos é optimizado.
    Segundo o administrador da Volvo Group, Leif Johansson, a tecnologia hibrida é uma interessante solução a nível económico e ambiental para o transporte rodoviário. Com o aumento constante dos preços do petróleo, todas as soluções que permitam uma diminuição dos combustíveis fósseis serão atractivas para o mercado dos transportes. O motor diesel utilizado neste sistema híbrido pode ser operado com a utilização de biodiesel, com a consequente diminuição das emissões de dióxido de carbono.

O novo autocarro híbrido da Volvo, encontra-se actualmente numa fase exaustiva de testes. Prevê-se que a partir de 2009, este modelo possa entrar em fase de produção em série e ser comercializado.



Fontes: Volvo


Desenvolvido por Ricardo Taveira
Actualizado em Junho de 2006


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Muita da tecnologia utilizada nos automóveis de hoje, como os turbo-compressores e o intercooler, foram desenvolvidas para aumentar a eficiência dos motores Diesel marítimos?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo