» Mundo Empresarial


O Transporte Rodoviário é dos sectores de transporte que mais postos de trabalho alberga, assim como é a área que mais dispersa se encontra em matéria de tecido empresarial. Só em Portugal, são mais de 100 as empresas que operam. No entanto muitas foram absorvidas pelos gigantes do sector, ainda que ostentem a imagem corporativa anterior.
Nesta secção poderá encontrar um breve retrato de alguns operadores que diariamente cruzam as estradas com o objectivo de servir mais e melhor a comunidade Portuguesa.



Fundada em 1939, a nomenclatura da Empresa de Transportes Gondomarense, surge em gesto de homenagem ao concelho onde iniciou a sua actividade, e resulta da fusão de quatro das seis empresas de transporte colectivo regular que à altura laboravam em Gondomar.
Esta situação de concorrência manteve-se até 1957, altura em que a Gondomarense adquiriu as restantes duas empresas, resultado numa empresa capaz de responder aos desafios de transporte regular urbano e alugueres, que começavam então a florescer, em consequência do incremento de qualidade nos autocarros e da significativa melhoria das estradas, que permitia vencer distâncias cada vez rápido.





A Valpi Bus opera cerca de 50 concessões, que se estendem pelos concelhos de Valongo, Paredes, Penafiel, Porto, Lousada e Amarante, numa área onde habitam mais de 600 mil pessoas.
A sua frota é constituída por mais de 120 veículos, maioritariamente urbanos, grande parte com motorizações MAN e Mercedes.
Opera desde 1995, ao abrigo do protocolo Férmier, duas carreiras da STCP (61 - Matosinhos - Valongo e 94 Bolhão (Porto) - Valongo), que exigem 35 veículos escalados aos dias úteis.
 



A existência de um meio de transporte colectivo e público em Braga, remonta a 1882; o Elevador do Bom Jesus entrara ao serviço, assim como se davam os retoques finais para a criação de uma linha de caminho de ferro a vapor que ligava o centro da cidade ao dito sistema.
Se em 1882, muitas cidades ainda não equacionavam a criação de um sistema de transportes, Braga foi desde sempre pioneira da concepção de melhoramentos à mobilidade urbana.
Os TUB - Transportes Urbanos de Braga garantem hoje a mobilidade de milhares de clientes cobrindo quase todo o concelho de Braga, um esforço que representa cerca de cinco milhões de quilómetros anuais.





   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O primeiro Mercedes-Benz O305 a circular em Portugal, foi em 1973? Circulou em testes nas linhas 120 e 121 da STCP

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo