» Locomotivas Eléctricas de Via Larga da Série 2550


Ano de Entrada ao Serviço: 1963
Número de Unidades Construídas: 20 (2551 – 2570)

Construtores:

Partes Mecânicas: Sorefame - Henschel
Equipamento Eléctrico de Tracção: Alsthom - Siemens
Transmissão: Alsthom

Potência: 2790 cv
Velocidade Máxima: 120 km/h

Primeiras locomotivas no mundo com caixa em Inox, um resultado de sucesso da utilização da patente Budd por parte da Sorefame, as 2550 vieram com o propósito de serem introduzidas nos principais comboios de passageiros entre Lisboa e o Porto, uniformizando-se com as carruagens Inox que saíam de fábrica na mesma altura, também da Sorefame. Comboios como o Foguete estiveram sob a alçada destas locomotivas, em bonitas composições homogéneas de material em aço inox canelado que fizeram história na principal artéria da rede portuguesa.

Com a chegada das 2600, foram sendo arredadas dos principais comboios de passageiros, ajudando as 2500 nos serviços de mercadorias.
Com uma carreira estável até aos anos 90, perderam então o direito a traccionar comboios de passageiros, nomeadamente devido à forte instabilidade da sua suspensão em velocidades da ordem dos 100 km/h. Desclassificadas para o tráfego de mercadorias, esta série que avizinha os 45 anos de serviço comercial, continuam a assegurar diariamente um número muito significativo de comboios em toda a rede electrificada portuguesa.

A sua substituição, já prevista, por outras locomotivas eléctricas, está dependente da capacidade da CP em adquirir novas locomotivas.
Estas locomotivas que fizeram história a nível mundial por serem as primeiras a adoptar uma caixa inteiramente em inox canelado, marcaram uma época dos caminhos de ferro portugueses, e são um dos expoentes máximos da outrora pujante fábrica da Sorefame na Amadora.

Sendo de supor que só serão abatidas depois da série 2500, e isto só depois de chegarem locomotivas eléctricas suficientes para as necessidades, é de prever que as locomotivas da série 2550 se aguentem em serviço mais um bom punhado de anos.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Os chassis de autocarros também são transportados muitas vezes por estrada em camiões porta-camiões?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo