» Automotoras Diesel de Via Larga da série 0450

CP - Série 0450

Ano de Entrada ao Serviço: 1999
Número de Unidades Construídas: 19 (0451 – 0469)

Construtores:

Partes Mecânicas: EMEF-GOP
Motor Diesel: Cummins
Transmissão: Niigata Conerter CO

Potência: 671 cv
Velocidade Máxima: 120 km/h

Resultado da modernização das automotoras da série 0400, primeiras automotoras diesel fabricadas em Portugal pela Sorefame, estas unidades duplas começaram por prestar serviço na área do Porto, e mais particularmente os serviços suburbanos em direcção a Braga.

Actualmente o seu raio de acção contempla a linha do Minho, contando mesmo com dois comboios diários Porto – Vigo e por vezes a linha do Douro. Em Junho do ano passado a primeira grande alteração foi feita nos seus serviços, com a transferência de algumas unidades para o depósito de Lisboa Santa Apolónia, para assegurarem serviços na linha do Oeste, entre aquela estação e a Figueira da Foz.

Integralmente renovadas pelo Grupo Oficinal do Porto nas suas oficinas de Guifões, estas automotoras foram remotorizadas com um motor Cummins, foi introduzida a electrónica na cabine de condução, foram adicionados cabeçotes novos nas extremidades, conferindo um aspecto moderno à automotora e reforçando a segurança da automotora. Os interiores foram melhorados com a introdução de bancos ergonómicos e de ar condicionado.

Muito se tem falado da transferência de algumas unidades para a linha do Algarve, mas até ao momento nada de concreto avançou. Estas unidades, originalmente construídas pela Sorefame no início da década de 1960, devem resistir ainda a 2010.

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Algumas das últimas locomotivas a vapor a serem produzidas desenvolviam potências superiores a 8000 cavalos?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo