» Automotoras Diesel de Via Larga da série 0350

 

Ano de Entrada ao Serviço: 1999
Número de Unidades Construídas: 21 (0351 – 0371)

Construtores:

Partes Mecânicas: EMEF-GOP
Motor Diesel: S.S.C.M.
Transmissão: Smit
Freio: Jourdain Monneret

Potência: 343 cv
Velocidade Máxima: 100 km/h

Estas unidades são o resultado da profunda modernização da série 0300, as famosas automotoras Allan, que contavam já com 45 anos de serviço. A modernização foi levada a cabo pelo Grupo Oficinal do Porto, nas suas oficinas de Guifões, e incidiu essencialmente na remodelação da caixa, condução e interiores. As automotoras viram os seus motores revistos, tal como os seus bogies. Tudo o resto é novo. A caixa foi construída sobre o leito original, foram colocados novos cabeçotes nas extremidades que conferem um aspecto moderno às unidades. A nível interior, é de destacar a introdução do ar condicionado. Para os maquinistas a renovação foi igualmente proveitosa, uma vez que foi introduzido um computador de bordo que facilita a tarefa de condução e detecção de avarias, entre várias outras vantagens, quiçá menos visíveis.

Reduzidas a 19 unidades depois do abate por acidente das unidades 0351 e 0353, estas automotoras prestam serviço nas linhas da Lousã, Cantanhede, Beira Baixa, Cáceres e Leste. Em breve, está prevista a sua introdução no Alentejo, quando for encontrada uma solução para libertar algumas automotoras para esse serviço.

O tempo de vida calculado após a modernização é de 15 anos, pelo que estas automotoras devem ultrapassar o ano de 2010, altura em que já terão mais de 55 anos de serviço, se contarmos com o período pré-modernização.

Automotora da série 0350 parada na Figueira da Foz

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Durante a década de 1980, TAP destacou-se na reparação de aparelhos de outras companhias internacionais, sendo uma das mais conceituada mundialmente?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo