» Sobre o Portal Transportes XXI

O Transportes XXI – Transportes & Mobilidade iniciou a sua actividade em Julho de 2004, dispondo à altura apenas o fórum, onde diversos interessados na temática iam trocando as mais diversas opiniões e ideias. Desde essa altura, surgiu a necessidade de criar um espaço mais sério e sólido, com o objectivo de divulgar e informar o sector de transporte, através de uma cobertura noticiosa e análise jornalística das tendências, factos e condicionantes do sector. A par disso, surge também a necessidade de manter uma estreita relação com a comunidade entusiástica, que tem vindo a crescer nos últimos tempos. Esse estreitamento de relações, passa pela organização do canal, pela disponibilização de informações de carácter técnico sobre as temáticas retratadas, ao mesmo tempo que se apresenta a verdadeira análise da função do Transporte Público e da Mobilidade na Sociedade.

Este espaço divide-se entre o Portal, o espaço em que se insere esta página, e o Fórum, um local informal de discussão e convívio entre os que se interessam pelo universo dos transportes. Apesar de interligados, é conveniente em alguns aspectos fazer a distinção. Enquanto que no Portal o rigor jornalístico é a linha mestra de todo o conteúdo, o Fórum é apenas gerido em função de um regulamento interno que visa guiar o princípio da opinião e do respeito pelos demais membros, sendo por isso todo o seu conteúdo independente do Transportes XXI.

O Transportes XXI aborda as múltiplas temáticas do sector com total isenção e equidade, salvaguardando a intervenção dos agentes empresariais, dirigentes associativos e demais intervenientes do universo dos Transportes Públicos, cumprindo assim o compromisso de respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, de modo a não encobriri ou deturpar a informação.


O Transportes XXI propõe-se a:

  • Prestar um serviço noticioso na matéria dos transportes públicos, quer de passageiros, quer de carga; 

  • Aprofundar o conhecimento técnico no domínio dos transportes, dando a conhecer, sobre variadíssimas formas, o funcionamento das diversas áreas que os constituem;
  • Cooperar com o tecido empresarial e associativo;
  • Acompanhar estudos de Mobilidade;
  • Promover o Transporte Público e Colectivo em detrimento do individual;
  • Elaborar levantamentos históricos;
  • Apresentar as causas e consequências da actual politica de transportes, em consonância com a falta de incentivos das entidades governamentais aos mesmos, assim como o seu impacto no meio em que se inserem. Este tipo de estudos, deverá ser, na medida do possível, apresentado junto de comunidades abrangentes e acompanhado de uma Foto reportagem ilustrativa da situação que algumas cidades vivem;
  • Uma componente de forte atracção, e já suavemente mencionada no tópico anterior tem a haver com a relação que o Transportes XXI pretende ter com o Público. Além de um projecto cultural, histórico e jornalístico com forte presença na Internet, é deveras importante assumir uma presença real e humana junto dos sujeitos activos e passivos da acção. Falamos essencialmente do Público – dos clientes dos transportes, do público e do individual;
  • Numa periodicidade a definir, e dependo do apoio de algumas entidades, poderemos realizar exposições (já anteriormente referido) do actual estado da Mobilidade nas grandes cidades, mostrando as causas e as consequências, e ainda o que poderia ser feito para contrariar a tendência e aumentar a qualidade de vida e do ambiente.


Ficha técnica

A manutenção do espaço Transportes XXI é apoiada pela contribuição financeira de diversos utilizadores regulares, que desta forma garantem todas as condições necessárias à sua existência. São desta forma patrocinadores:


Coordenadores/Colaboradores:


Colaboradores ocasionais:
Ex-colaboradores:
  • Filipe Lavrador
  • João Alcântara
  • João Cunha
  • Jorge Pereira

 

Comunidade
Logotipo
  • Eugénio Santos (adaptado por Luís Lopes)

Plataforma Website

  

Design e desenvolvimento


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O Metropolitano de Lisboa foi inaugurado em 29 de Dezembro de 1959, com duas linhas em Y, servindo 11 estações ao longo de 6,5 quilómetros?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo