Notícias
CP adquire 15 locomotivas eléctricas
Leandro Ferreira | 03.01.2006

A CP anunciou hoje a aquisição de 15 locomotivas eléctricas à Siemens. O valor do contrato é de cerca de 70 milhões de Euros.
Em aberto fica a compra de mais 10 unidades, cujo valor da aquisição subiria assim de 70 para 100 milhões de Euros.

Estas novas locomotivas permitirão substituir as obsoletas e cinquentenárias locomotivas eléctricas das séries 2500 e 2550, aumentando assim a fiabilidade e a disponibilização do parque motor eléctrico, para servir as recentemente electrificadas linhas da Beira Baixa e Algarve. Note-se que devido à falta de locomotivas eléctricas, alguns serviços de mercadorias são assegurados por locomotivas diesel em linhas onde a catenária está já instalada, e a instalação eléctrica disponível.

Outro dos aspectos que importa referir destas locomotivas é o facto de poderem ser futuramente empregues nas linhas de alta velocidade através da simples substituição dos bogies (conjunto de rodas) para a bitola que equipa a rede de alta velocidade (o espaço entre carris da linha de alta velocidade é de 1435 mm, contra os 1668 mm da rede ferroviária nacional).

As primeiras três locomotivas serão construídas pela Siemens, em Munique, mas as restantes serão feitas pela EMEF. A entrega da primeira locomotiva está prevista para Julho de 2008.


Fonte: Diário Económico
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Os contentores de 40 pés podem ser estivados sobre dois contentores de 20 pés, mas o contrário já não é possível? Tal deve-se a limitações estruturais dos contentores de 40 pés que não possuem reforço central de modo a transmitir o peso depositado no seu centro por contentores menores.

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo