Notícias
Revolução na linha do Norte
João Cunha | 28.12.2006

A CP - Comboios de Portugal vai voltar a tentar introduzir novos horários no dia 10 de Março. Goradas que foram as tentativas anteriores de fazer aprovar pela Refer as propostas de novos horários, a CP espera que o fim das obras na linha do Norte e o respeito pela antecedência temporal exigida pela Refer possibilitem a aprovação do seu projecto de horários que, a confirmar-se, representará uma revolução no panorama das deslocações Longo Curso em Portugal.

Os tempos de viagem entre Lisboa e o Porto vão finalmente, e em definitivo, baixar para o patamar das 2h30min para os comboios pendulares, e para 3 horas para os serviços Intercidades. Serão 17 comboios rápidos a ligar Lisboa ao Porto, e 18 em sentido contrário. Cinco comboios Alfa Pendular farão em exclusivo a ligação Lisboa - Porto e regresso em 2h30min (entre Porto e Lisboa Oriente). Braga terá uma quarta partida em comboio Alfa Pendular para Lisboa (agora a apenas 3h10 da cidade dos arcebispos), e conservará os 3 comboios Alfa Pendular provenientes de Lisboa. A somar-se a isto, serão criadas duas Ida/Volta em Alfa Pendular a ligar Porto a Faro em 5h40min, que eliminarão o actual Intercidades semanal Faro - Porto, e permitirão pela primeira vez fazer uma ponte regular entre o eixo Norte e o eixo Sul.

Nos Intercidades, a linha do Norte sofrerá um boom. De 4 Intercidades diários, passa-se a 7 por dia, com tempos de percurso a rondar as 3 horas certas. Um dos comboios será proveniente de Guimarães, e os comboios do eixo Lisboa - Porto deixarão de efectuar paragens na Pampilhosa, Alfarelos, Caxarias e Fátima, paragens que passarão a ser asseguradas pelos 3 Intercidades diários Lisboa - Guarda, que ainda assim ganharão 10 minutos no seu tempo de percurso. Os Intercidades do eixo Norte passarão a efectuar paragem na Mealhada.

Além da linha do Norte, onde a revolução será grande e certamente benéfica, é de destacar a criação de um terceiro Intercidades Lisboa - Covilhã, que deixará a capital à hora de almoço, para regressar da cidade serrana ao fim da tarde. Também estes serviços ganharão cerca de 15 minutos. No sul, será cancelado o serviço Alfa Pendular Lisboa - Faro (substituído pelos dois comboios Porto - Faro), e adicionado mais um Intercidades aos actuais 3 que aí circulam.

Esta mudança deverá repercutir-se em todos os comboios da rede, uma vez que serão alterados por completo os canais horários ocupados pelos comboios rápidos.
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O Metropolitano de Lisboa comemorou a 29 de Dezembro de 2014, 55 anos de exploração?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo