Notícias
Mário Lino confirma ligação Porto - Vigo
João Cunha | 27.04.2006

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, confirmou a prioridade do projecto de ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Vigo, na Galiza. Falando para jornalistas galegos em Santiago de Compostela, o ministro confirmou a intenção do governo de avançar na primeira fase com a linha de alta velocidade, contrariando assim as suas próprias declarações sobre o tema há uns meses atrás, declarações reiteradas pela sua secretária de Estado, Ana Paula Vitorino.

Mário Lino sublinhou ainda a elevada rentabilidade deste eixo, aproveitando a ocasião para esclarecer que do lado português a solução equacionada prevê uma linha apta a 220 ou 250 km/h, em vez dos 300 km/h ou mais apontados para linhas como Lisboa - Porto ou Lisboa - Madrid. Os 100 quilómetros a construir do lado português foram orçados em 1,3 mil milhões de € pela RAVE. Do lado espanhol, a obra deverá estar pronta em 2009, como calendarizado inicialmente na cimeira luso-espanhola da Figueira da Foz, de 2003.

As universidades do Minho e de Vigo publicaram um estudo sobre o assunto, onde preto no branco asseguram a elevada rentabilidade e interesse económico do projecto. Segundo as universidades, a linha Porto - Vigo servirá directamente uma população estimada em 6,3 milhões de habitantes do Noroeste Peninsular, generando um acréscimo de 17,1 mil milhões de € no PIB da região, qualquer coisa como 13 vezes mais do que o custo da obra. Além do mais, o projecto permitirá criar cerca de 100.000 postos de trabalho, numa região particularmente fustigada pelo desemprego actualmente.
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Os contentores de 40 pés podem ser estivados sobre dois contentores de 20 pés, mas o contrário já não é possível? Tal deve-se a limitações estruturais dos contentores de 40 pés que não possuem reforço central de modo a transmitir o peso depositado no seu centro por contentores menores.

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo