Notícias
STCP e Caetanobus apresentam eBus
Leandro Ferreira | 21.02.2017

Realizou-se na 2ª feira, 20 de Fevereiro, a cerimónia de apresentação do novo autocarro 100% elétrico em testes no Grande Porto, um evento presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. A cerimónia oficial e aberta ao público contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Presidente da Salvador Caetano, José Ramos, e do Presidente do Conselho de Administração da STCP, Jorge Moreno Delgado. 

A STCP está, atualmente, a efetuar testes com um autocarro urbano 100% elétrico, livre de emissões de CO2 em linhas de serviço público, a que deu o nome de eBUS, prosseguindo a estratégia de desenvolvimento do transporte público com políticas ambientais que contribuem positivamente para uma mobilidade urbana sustentável. O eBUS em testes é um autocarro 100% elétrico e foi totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto, sendo este modelo, denominado e.CityGold.


O período experimental arrancou no dia 6 de fevereiro, tendo realizado desde então diversas viagens na linha 904, entre a Avenida dos Aliados e Coimbrões. Os testes estender-se-ão por um período de 6 semanas, com conclusão estimada para meados de Março.
As linhas selecionadas assumem percursos em zonas de tráfego intenso, destacando-se a linha 904 que liga o centro do Porto (partida dos Aliados) com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela ponte do Infante, e a linha 302 que é uma linha circular no centro do Porto, de que se destacam as ligações entre Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo 24 de Agosto e Praça D. João I.

Os horários são diversificados de modo a maximizar o número de diferentes passageiros com acesso ao eBUS.
A apresentação deste veículo ocorreu recentemente e contou com a presenta do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que desafiou os municípios portugueses a serem um parceiro nestes projetos, desejando que "dentro em breve este seja um projeto que possamos ver a circular nas ruas das nossas cidades”.

Equipado com baterias Siemens de última geração e dotado de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente, o e.City Gold, com lotação até 88 passageiros, destaca-se pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção.
Os testes reais são sempre muito importantes, pois ajudam a perceber pontos a validar ou a melhorar, como sejam a autonomia do veículo e toda a logística necessária para a respetiva operação, a definição de locais de abastecimento, a linhas a considerar para utilização do autocarro, a lotação disponível. 

A STCP tem no seu planeamento de investimentos a curto prazo a aquisição de 15 autocarros elétricos. Este teste apresenta-se, pois, crucial para que seja possível a tomada de uma decisão sustentada, para a qual serão também tidos em consideração, para além dos aspetos técnicos, a informação dos colaboradores internos e dos clientes utilizadores. 

No próximo mês está previsto o lançamento do concurso público internacional para a aquisição de 282 autocarros a gás natural, a que se juntam 15 autocarros elétricos. Desde 2000 a STCP tem adotado o gás natural como combustível principal na sua frota tendo ao serviço mais de 250 autocarros. 

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O hélice de um navio deve ser feito de um metal macio de modo a não quebrar no caso de colisão com um objecto submerso ou semi-submerso?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo