Notícias
SMTUC candidatam-se à compra de 10 autocarros elétricos
Leandro Ferreira | 25.01.2017

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, uma proposta de candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - PO SEUR, para aquisição de 10 autocarros elétricos e respetivos sistemas de carregamento. O projeto tem um custo total estimado de 4,37 milhões de euros (acrescidos de IVA), dos quais 2.218.500 euros serão comparticipados por fundos comunitários e 2.151.500 euros financiados pelo município.

A proposta surge da oportunidade recentemente criada com a atribuição de fundos PO SEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

A candidatura prevê a aquisição de oito autocarros elétricos de 12 metros e dois miniautocarros elétricos com seis metros de comprimento.
Já nas instalações dos SMTUC, situadas na Guarda Inglesa, será colocada uma rede de carregamento de autocarros standard com oito carregadores e de miniautocarros com dois carregadores, para carregamento completo noturno, rede essa que implica a aquisição de um novo posto de transformação elétrica. Será ainda contratada assistência técnica específica para o projeto e monitorização dos resultados. O prazo para a execução das operações é de três anos.

Os Transportes Urbanos de Coimbra tem atualmente em exploração duas linhas de troleicarros, cuja oferta de veículos elétricos tem sido cada vez menor, havendo dias em que não há nenhum troleicarro a circular, alegadamente pela alta taxa de imobilização dos veículos. O anúncio agora realizado não contempla a aquisição de troleicarros, nem é claro se estes veículos poderão colocar um ponto final nos quase 70 anos de circulação de troleicarros na cidade.

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O novo logótipo da TAP agradou, numa sondagem imparcial, a 75% dos inquiridos, que o referiram como moderno, jovem e competitivo?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo