Notícias
CP e EMEF apresentam renovação dos Pendulares
Leandro Ferreira | 28.01.2016

Decorridos mais de 16 anos desde a estreia dos Alfa Pendular na rede ferroviária nacional, o produto que elevou os padrões de qualidade do transporte ferroviário em Portugal, os Pendulares caminham agora para um facelift que os dotará dos padrões atuais que o transporte ferroviário de longo curso exige.

A intervenção, cuja apresentação se realizou ontem na sede da EMEF na Amadora, decorrerá no Grupo Oficinal do Entroncamento e abrange a totalidade do parque Alfa Pendular, num total de 10 unidades. O investimento em cada automotora ascende a 1,8 milhões de Euros e em velocidade cruzeiro a intervenção durará cerca de três meses. A estreia da primeira unidade reabilitada acontecerá até ao final de 2016.



Os comboios Alfa Pendular irão beneficiar de uma intervenção profunda de interiores, melhorando o conforto e a segurança dos passageiros, em particular através da introdução de novos estofos em todos os bancos e materiais de revestimento, novos sistemas de iluminação, remodelação do Bar e dos WCs. 
A classe Conforto disponibilizará ecrãs individuais em todo os lugares, mantendo a disposição atual de 1+2 lugares. 
Também o BAR será objecto de intervenção, tornando o espaço mais prático e acolhedor.

No âmbito desta intervenção nos comboios Alfa Pendular serão realizadas também intervenções mecânicas e hidráulicas.


A nova geração do Alfa Pendular reforça também o seu posicionamento como um meio de transporte que permite a continuação do trabalho ou o usufruto de experiências multimédia: serão melhoradas as condições de acesso Wi-Fi às redes de comunicações móveis e todos os bancos terão tomadas elétricas individuais.

Ao longo de todo o comboio, as velhas televisões darão origem a modernos ecrãs planos e as casas de banho serão integralmente substituídas por módulos novos, permitindo resolver os atuais problemas de infiltrações e de difícil manutenção. 

Exteriormente a cor base será o cinzento, com remates verdes e uma faixa preta que ligará todas as janelas. Junto das portas destaque para a identificação da carruagem que faz parte da decoração, contrastando com a atual informação apenas disponível nos ecrãs.


Os primeiros comboios Alfa Pendular iniciaram o serviço em 1999 unindo as estações de Porto Campanhã e Lisboa Santa Apolónia. Os Pendulares foram também as primeiras composições de longo curso a atravessar a Ponte 25 de Abril, através de uma ligação diária que utilizava a estação do Pragal, em Almada, como término em substituição de Santa Apolónia. 

Em 2004, com a conclusão das obras de beneficiação da linha do Minho entre São Romão e Nine e a eletrificação do ramal de Braga, a exploração Alfa Pendular é prolongada a Braga em algumas das viagens.
Ainda em 2004 e na sequência da conclusão das obras de eletrificação da linha do Sul e linha do Algarve entre Tunes e Faro, o Alfa Pendular chega ao Algarve, estabelecendo hoje diversas ligações entre Braga - Porto - Lisboa - Faro. 
Desde 1999, as 10 unidades Alfa Pendular percorreram mais de 41 milhões de quilómetros, transportado cerca de 26 milhões de passageiros.

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

No dia 10 de Novembro de 1961, um avião da TAP foi forçado a voar em círculos em Lisboa para deitar panfletos por 6 piratas aéreos?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo