Notícias
Museu Nacional Ferroviário inaugura comboio presidencial
Leandro Ferreira | 10.12.2013
A Fundação Museu Nacional Ferroviário apresenta amanhã, 12 de Dezembro, pelas 10:00, o histórico Comboio Presidencial, após ter sido objecto de um profundo processo de restauro, que culminou na homologação para circular na Rede Ferroviária Nacional.
A viagem inaugural tem inicio na estação ferroviária de Lisboa Santa Apolónia às 10:30, com destino ao Entroncamento, onde terão lugar a recepção dos convidados e uma visita ao Museu Nacional Ferroviário. Durante a viagem, onde os 107 quilómetros serão percorridos em  cerca de hora e meia, será servida uma refeição ligeira.
O evento com fim previsto para as 13:00 contempla ainda a apresentação do projecto do Museu Nacional Ferroviário e um cocktail na sala do Comboio Real.

O restauro representa um projecto inédito em Portugal, uma vez que abrange a totalidade da composição, que é constituída por seis carruagens, nas quais além da revisão estrutural, procedeu-se à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente, ao nível da reconstituição dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objectos em falta, em função de modelos existentes na década de 70, que coincide com o período final do uso do Comboio Presidencial enquanto tal.

Com co-financiamento QREN – Programa Mais Centro e apoio financeiro do PIT - Programa de Intervenção no Turismo, do Turismo de Portugal, o restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em Fevereiro de 2013. O projeto de restauro foi desenvolvido com o suporte da CP e da REFER, contando com o apoio das empresas Marsipel e Somaia. A viagem inaugural conta ainda com o apoio da Delta Cafés, SPAL Porcelanas e do Atelier Gráficos à Lapa
Segundo informação prestadas pela Fundação, o comboio ficará em exposição no Museu Nacional Ferroviário, estando prevista a organização de passeios turístico-culturais, abertos ao público em geral, por várias regiões do território nacional. O Comboio Presidencial é também passível de ser alugado por entidades externas, para realização de passeios turísticos, eventos culturais, eventos de empresa, entre outros.

O video relativo ao restauro pode ser consultado em http://www.youtube.com/watch?v=SZSsRQprJa8

Mais informações relativas às carruagens que integram o comboio presidencial podem ser consultadas no site da Fundação Museu Nacional Ferroviário



   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A ETG foi a primeira empresa a adquirir o Mercedes-Benz Intouro?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo