Notícias
STCP cria linha 209 para ligar a Pasteleira à Prelada
Leandro Ferreira | 25.09.2012
No próximo dia 1 de Outubro a STCP coloca em funcionamento a nova linha 209 Pasteleira - Prelada (via Campo Alegre), em substituição da linha ZL, mas com um prolongamento de percurso à zona da Prelada.
Segundo a transportadora, este prolongamento surge na sequência da análise de solicitações por parte de diversas entidades – Hospital da Prelada, Câmara do Porto, Junta de Freguesia de Ramalde - e dos próprios habitantes da Cidade Cooperativa da Prelada e dos utentes do Hospital.
 
No seu todo, a nova linha 209, somando ao percurso da linha ZL o prolongamento da Boavista à Prelada, passa a assegurar a mobilidade em zonas tão diversas como:
  • Os Bairros da Arrábida, Pinheiro Torres, Pasteleira e Mouteira e a Cidade Cooperativa da Prelada, de perfil residencial Campo Alegre e Boavista, com perfil misto de serviços e residencial.
  • Diversas faculdades do Pólo do Campo Alegre e escolas, nomeadamente na Pr. da Galiza
  • Interfaces, no Bom Sucesso e Casa da Música, para articulação com outras linhas da rede da STCP e com o Metro
  • O Hospital da Prelada.
O prolongamento de percurso do Interface da Casa da Música à Cidade Cooperativa da Prelada tem por objetivo solucionar algumas carências de mobilidade, proporcionar a passagem de uma linha de transporte público na entrada do Hospital da Prelada, dado que, atualmente, as mais próximas se encontram no Carvalhido. Recorde-se que até 2006 a STCP operava a linha 5, entre a Praça da Liberdade e o Hospital da Prelada, garantindo uma boa ligação da baixa até ao hospital.

Este novo serviço tornou-se agora possível graças a melhorias viárias e novos arruamentos criados recentemente e cria efetivamente acessos mais próximos ao transporte público.
 
Porque não manteve esta linha a designação de ZL?
A STCP assume assim que esta linha passa a ter mais importância na sua rede e deixa de ter um caráter local, atribuído às linhas “Z”. Relativamente à anterior linha ZL, que era circular, com início e fim na Casa da Música, a linha 209 passa a ter 2 términos, tal como acontece com as restantes linhas.
 
A nova linha 209, ligará a Pasteleira à Prelada, passando pelo Campo Alegre e Boavista. No sentido Pasteleira - Prelada é servida por 21 paragens, subindo para 23 no sentido oposto.
O tempo médio para o novo percurso de 8 quilómetros está estimado em 33 minutos, sendo servido nos dias úteis por uma frequência de 30 minutos e 40 aos Sábados e Domingos.
A linha realizar-se-á todos os dias, entre as 6h45 e as 19h30.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A nova tinta sintética à base de silicone utilizada nos novos porta-contentores do Grupo Maersk, além de ser mais amiga do ambiente marinho, permite também reduzir o atrito com a água e poupar cerca de 1.200 toneladas de combustível por ano?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo