Notícias
CP reformula horários nas ligações de Lisboa ao Algarve
Leandro Ferreira | 30.11.2011
É já no próximo dia 11 de Dezembro que entram em vigor os novos horários da CP para a linha do Sul, destacando-se como melhoria a redução do tempo de viagem dos comboios Intercidades em cerca de 30 minutos.

Na origem da alteração dos horários está a reduzida procura do serviço regional desta Linha que regista taxas de ocupação média por comboio da ordem dos 5%, bem como a oportunidade e manifesta necessidade de incrementar as condições de competitividade do Serviço Intercidades, informa a transportadora.

Assim, a partir desta data, serão introduzidas as seguintes alterações:
  • Será suprimido o serviço regional na ligação entre Setúbal e Tunes.
  • Serão mantidos os comboios Alfa Pendular, 2 comboios diários por sentido ligando as cidades Porto e Faro.
  • Será alterado o percurso e locais de paragem do serviço Intercidades que liga Lisboa a Faro, passando a utilizar a variante de Alcácer, permitindo a redução do tempo de viagem em 30 minutos. A estação de Alcácer do Sal deixará de ser servida pelo serviço Intercidades.

A CP adianta que o estudo que fundamentou esta solução foi previamente enviado às diversas autarquias envolvidas, tendo existido acordo com as Câmaras de Almodôvar, Castro Verde, Odemira, Ourique e Santiago do Cacém para a  manutenção da paragem deste serviço na Estação da Funcheira e introdução de paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara – Sabóia, enquanto locais agregadores da procura existente nessas regiões.
Na sequência desta alteração, os locais de paragem do Serviço Intercidades na ligação Lisboa – Faro passarão a ser: Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado, Funcheira, Santa Clara – Sabóia, Messines, Tunes, Albufeira e Loulé.

Esta nova solução permite, para além da melhoria de tempo de ligação Lisboa-Faro nos Intercidades, a redução dos custos de exploração em mais de 2 Milhões de Euros anuais, essencialmente devido à supressão do serviço Regional.


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Cerca de 75% da superfície visível dos veículos do Metro do Porto é vidrada, conferindo assim uma excelente visibilidade a todos os passageiros, uma verdadeira janela para a cidade.

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo