Notícias
Ligação a Évora e Beja retomada
Rui Nunes | 27.07.2011
Após um interregno de um ano, a Linha do Alentejo voltou a abrir no passado dia 24 de Julho, encerrada desde Maio de 2010 para obras de renovação profundas. Estas obras contemplaram a instalação de sinalização automática em todas as estações, doravante controladas pelo CCO de Setúbal, assim como a electrificação do troço entre Bombel e Casa Branca, incluindo a ligação a Évora, cuja estação sofreu profundas remodelações.

A nova via permite velocidades de até 200 km\h, permitindo economias de tempo face ao praticado pelo anterior serviço IC. Assim, o serviço será operado por locomotivas 5600, contrariamente ao previsto, que seriam UTE 2240 remodeladas.
No entanto, existe serviço para automotoras remodeladas na nova oferta, não UTE 2240 mas sim UDD 0450 que farão a ligação entre Casa Branca e Beja, dando ligação ao serviço IC mediante transbordo.

Estas unidades (actualmente apenas a 0459 e 0461) contam com nova pintura exterior e interiores remodelados, nos quais se destacam os novos bancos, mais ergonómicos e com uma premissa de conforto superior. Adicionalmente, é disponibilizada uma tomada eléctrica por cada par de bancos, um pequeno pormenor que cada vez adquire mais relevância.

A nova oferta disponibiliza um total de 4 ligações (em cada sentido) entre Lisboa e Évora aos dias úteis, e 3 ligações aos fins de semana. 
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

As praias entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha são ligadas desde 29 de Junho de 1960 pelo Transpraia?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo