Notícias
Petição pública para o aumento de corredores bus em Lisboa
Rui Nunes | 18.06.2010
Encontra-se disponível online uma petição pública que reivindica o aumento do número de corredores BUS em Lisboa, medida essa que seria essencial para o aumento da velocidade média de circulação dos autocarros, redução de atrasos e favorecimento do transporte público em detrimento do individual.

1. Os transportes colectivos rodoviários em Lisboa, apesar da substâncial modernização a que foram sujeitos, continuam conotados como sendo um serviço lento e por isso, de fraca qualidade. Na realidade, muitas das carreiras o são devido à impossibilidade de circularem livremente - o intenso tráfego automóvel é o grande responsável por esta lentidão.

2. O número de automóveis particulares que todos os dias entra em Lisboa, não tem parado de crescer, com todas as consequências nefastas que esta situação acarreta do ponto de vista ambiental, influenciando negativamente a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos

3. A política de "fazer fluir o trânsito", acaba muitas vezes por resultar como um incentivo para o recurso ao automóvel particular.

4. Para inverter esta tendência, há que favorecer o transporte colectivo face ao transporte individual, alterando a actual situação, onde para muitos, o seu automóvel continua a ser muito mais competitivo do que a alternativa do autocarro.

5. Lisboa, face a outras capitais europeias, tem uma fraca implementação de corredores BUS. Para além da melhor circulação dos transportes colectivos, estas faixas podem funcionar também como elemento regulador de tráfego e de redução da pressão automóvel em muitas vias.

6. O estudo promovido pela CCDR-LVT em 2008, entre outras recomendações, propôs um aumento substâncial de corredores BUS, permitindo que a velocidade média dos autocarros pudesse subir dos então 15Km/h para 25Km/h.

7. Os índices de poluição na cidade de Lisboa, têm vindo a subir ano após ano, e urge combater esta tendência - não só por motivos de saúde pública, mas também por motivos de cariz económico (a Comissão Europeia enviou em Março de 2010, uma última advertência escrita a Portugal por incumprimento das normas da União Europeia de qualidade do ar em relação a partículas de suspensão perigosas, após o que recorrerá para o Tribunal de Justiça Europeu.)

8. A implementação de faixas BUS nos principais acessos a Lisboa, permitiria que certas carreiras funcionassem como BRT (Bus Rapid Transit) - Esta solução tem tido muito sucesso em diversos países, não só pela sua eficiência, mas também por ser uma alternativa substâncialmente mais económica de implementar do que sistemas de ferrocarril ligeiro ou pesado.

9. Numa altura em que a crise económica se faz sentir em todos os sectores da sociedade, passa também pelas autarquias tomarem acções que ajudem a mitigar os efeitos desta conjuntura. A dinamização da cidade de Lisboa, oferecendo melhores condições para o serviço de transportes públicos, terá como consequência o aumentando da competitividade, que à luz dos últimos estudos apresentados, se situa numa posição pouco favorável face às suas congéneres europeias.

10. Apostar numa mobilidade mais sustentável e suportada por uma boa rede de transportes públicos e modos suaves, permite poupar ao erário público verbas preciosas que, de outro modo, acabariam por ser canalizadas para as externalidades do uso abusivo do automóvel particular.


Caso a desejem assinar, sejam ou não habitantes da cidade de Lisboa, esta encontra-se disponível no seguinte link:

http://peticaopublica.com/?pi=BUS2010


   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

As locomotivas eléctricas da série 5600 da CP, possuem mais de 7600cv de potência?

   Foto aleatória


© 2004-2011 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo