 Notícias |
Metro do Porto cresce 2,2% em 2009
Leandro Ferreira | 30.03.2010
O Metro do Porto registou em 2009 um aumento da procura de 2,2% registando 52,6 milhões de validações, o que corresponde a uma média de mais de 175 mil validações por dia útil, num ano em que, não houve qualquer alargamento da rede.
A tendência positiva da procura acabou por influenciar positivamente as receitas tarifárias do Sistema de Metro Ligeiro, que cresceram igualmente 2,2% em relação a 2008. Registe-se ainda o facto de, pela primeira vez, as receitas terem ultrapassado os 30 milhões de euros, fixando-se nos 30,065 milhões. Verificou-se também um crescimento de 10,9% dos proveitos da empresa em relação a 2008, que atingiram os 68,6 milhões de euros em 2009. Em 2009, a taxa de cobertura média anual – o rácio que compara as receitas do tarifário com os custos directos da operação do sistema – atingiu os 59,6%, um valor ainda áquem do sustentável, mas em progressivo crescimento.
No ano passado, houve uma redução bastante significativa dos custos financeiros da empresa, na ordem dos 21% (para cerca de 54 milhões de euros, menos 14,8 milhões de euros do que em 2008). Os custos globais do exercício decresceram 1,7%, para 207 milhões de euros. Em simultâneo, ocorreu um crescimento de 14,2% nos custos com fornecimentos e serviços externos, essencialmente motivado pela contratação de estudos e projectos associados ao programa de desenvolvimento da Segunda Fase da rede de Metro Ligeiro e ao impacto da revisão geral dos veículos Eurotram, efectuada de cinco em cinco anos.
A performance financeira da empresa foi ainda condicionada pela não concretização do recorrentemente reclamado reforço do financiamento a fundo perdido e pela insuficiência das indemnizações compensatórias atribuídas ao Metro do Porto como contrapartida do tarifário e serviço social praticados.
O exercício encerrou com um resultado líquido negativo de 138,4 milhões de euros, o que corresponde a uma melhoria de 10,2 milhões de euros em relação a 2008 (uma variação de 6,9%). Em 2009, o investimento realizado pelo Metro do Porto correspondeu a mais 36,3% do que o efectuado no ano anterior. No total, foram investidos cerca de 168,7 milhões de euros, subindo o investimento global até ao momento realizado para uns importantes 2.405 milhões de euros.
O Metro do Porto contribuiu ainda para a dinamização do mercado de trabalho no ano transacto, devido ao arranque das empreitadas em desenvolvimento na rede (Linha de Gondomar e prolongamento da Linha Amarela a Santo Ovídio, em Gaia). Assim, em 2009 foram criados/mantidos 1.559 postos de trabalho, um aumento de 82% em relação a 2008.
|
|
Login |
|
|
Pesquisa |
|
Sabia que...? |
O tempo recorde na ligação Porto-Lisboa é detido por uma locomotiva a vapor que efectuou o trajecto em sensivelmente 2 horas e meia?
|
Foto aleatória |
|
|