Notícias
STCP lança concurso para articulados e dois pisos
Leandro Ferreira | 22.08.2008

Quase duas décadas decorridas, desde a última viagem que um autocarro de dois pisos, em operação regular, fez ao serviço da STCP, o Porto voltará a contar com essa tipologia na frota da STCP.
A STCP anunciou recentemente o lançamento de um concurso público internacional para o fornecimento de 25 autocarros, sendo 10 de dois andares, e os restantes articulados.

A abertura de propostas ocorre no final do próximo mês, e no rol de exigências da transportadora, destaca-se a obrigatoriedade de todos os autocarros terem piso rebaixado. sendo o funcionamento a gasóleo ou híbrido, cumprindo obrigatoriamente a norma Euro 5.

Segundo dados avançados pela STCP, a aquisição dos 25 novos veículos insere-se na "política definida para a renovação da frota que aponta para uma vida útil máxima de 13 anos para autocarros em serviço público. De resto, nos últimos 10 anos, a empresa comprou cerca de 300 autocarros. Assim, em finais do ano passado, a idade média dos autocarros era de 6,76 anos".

Os novos veículos de grande capacidade vão circular em linhas que registam picos de procura elevados, não sendo ainda público quais as contempladas.
A escolha dos veículos de dois pisos, deve-se à dificuldade em percorrer algumas artérias com veículos de maior dimensão (autocarros articulados), tendo desta forma capacidade de resposta idêntica.

A STCP, que continua a ser a maior operadora de transportes públicos do Grande Porto, tendo transportado em 2007, 109 milhões de passageiros. Durante este ano, a empresa tem ganho, em média, cerca de três mil novos clientes de assinatura mensal e cinco mil novos clientes ocasionais.
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A rede de eléctricos em Lisboa no seu auge teve uma extensão de 145 kms?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo