Notícias
Metro do Porto analisa novas extensões
Leandro Ferreira | 05.02.2008

A TrenMo, empresa de consultoria na área dos transportes, analisou três propostas alternativas para a expansão da linha D (linha amarela) do Metro do Porto.
A novidade surge com a proposta de expansão entre Santo Ovidio à urbanização de Vila d'Este, onde a empresa garante atrair mais 1028 clientes por hora no periodo das horas de ponta.

Se a alternativa recair na passagem por Laborim, antes de atingir Vila d'Este, os técnicos acreditam que a procura descerá para 933 utentes. No entanto esta parece ser a que reúne maior consenso, apesar do decréscimo da procura, uma vez que permite expandir a linha para Sul, sem necessidade de intervenções de vulto.
O terminal em Laborim surge em terceiro e último lugar, deste leque de opções. 273 passageiros por hora no período da hora de ponta é o que prevê ser o acréscimo gerado.


Mais a Norte, a ligação ao centro de Gondomar continua a suscitar algumas dúvidas. A ligação directa entre Campanhã e Gondomar, através de Valbom, terá maior procura do que a solução anteriormente apresentada, que passaria por Rio Tinto e Venda Nova. Mas, devido à complexidade de execução da ligação directa, os custos serão flagrantemente superiores, e que poderá ditar o abandono desta ideia.
A ligação por Valbom acrescentaria 908 passageiros por hora, nas horas de ponta, e por Rio Tinto, será de apenas 520 passageiros.
Pela Avenida da Boavista, serão mais 245 passageiros por hora, nas iguais condições inumeradas anteriormente, que o Campo Alegre (869 passageiros). Contudo, a decisão está ainda longe de ser consensual.

Contas feitas, a actual rede com menos de 60 quilómetros, transporta 10.857 passageiros por hora no período de maior procura (manhã). A rede alargado (extensão a Rio Tinto e Laborim) fará este valor disparar para os 11.595.
Com o anunciado estudo do anel circular no centro do Porto, este valor rapidamente atingiria 15.591 passageiros.
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

A Eva Transportes foi a primeira a importar Mercedes-Benz O405N2 ?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo