» Fotoreportagem Ferroviária
Comboio Presidencial visita Famalicão
No âmbito do Projecto de conservação do comboio Presidencial, a 27 de Março de 2014, a Fundação Museu Nacional Ferroviário e a Câmara Municipal de Famalicão realizaram a viagem do Comboio Presidencial entre Entroncamento - Lousado - Famalicão, a segunda viagem da composição desde o seu integral restauro

Ver

Linha de Gondomar
A construção da Linha de Gondomar, adjudicada ao consórcio Somague/Soares da Costa/Mota Engil/Monte Adriano/Efacec pelo valor de 97,5 milhões de euros, iniciou-se em 2009 e tem um prazo de execução de 560 dias. O valor total deste investimento, incluindo projecto e expropriações, ascende a 135 milhões de euros. Esta nova linha de Metro, servindo a zona Este da Área Metropolitana do Porto, tem um comprimento aproximado de 7 quilómetros e integra 10 novas estações de superfície - Fânzeres, Venda Nova, Carreira, Baguim, Lourinha, Rio Tinto, Levada, Nau Vitória, Nasoni e Contumil.

Ver

Assinatura de Protocolo "Agarrar o Futuro - Linha de Leixões "
Restringida durante anos a comboios de mercadorias, brevemente a Linha de Leixões passará a servir também para o transporte de passageiros. A notícia avançada pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino foi confirmada a 22 de Maio com a assinatura do protocolo que visa devolver à Linha de Leixões o carácter de transporte ferroviário urbano, com comboios eléctricos e cadenciados. Numa primeira fase, a partir de Setembro, o serviço irá realizar-se entre Ermesinde e Leça do Balio, com paragem nas estações de São Gemil e São Mamede de Infesta

Ver

Centenário da inauguração da Linha do Vouga
Celebrou-se no passado dia 23 de Novembro o centésimo aniversário da inauguração da Linha do Vale do Vouga pelo Rei D. Manuel II. Para marcar esta data, CP, REFER e Museu Nacional Ferroviário associaram-se aos vários municípios servidos por esta linha de caminho de ferro de via estreita, com inúmeras iniciativas, desde a recriação do dia da visita de D. Manuel II, com figurantes trajados à época e calorosas recepções ao “comboio real” com bandas filarmónicas e ranchos folclóricos que proporcionaram um ambiente de festividade muito especial nas estações por onde o comboio passava.

Ver

Desfile Anual de Carros Eléctricos do Porto - 2008
Realizou-se no passado sábado dia 10 de Maio, o tradicional desfile anual de carros eléctricos organizado pelo Museu do Carro Eléctrico, onde circularam velhas glórias do transporte público da Cidade Invicta. Foram 15 os carros eléctricos que fizeram recordar os tempos em que era o transporte de eleição para as deslocações na Invicta.

Ver

21/09/07 - O regresso dos eléctricos à Baixa
21 de Setembro de 2007 ficou marcado pelo reaparecimento à baixa dos centenários eléctricos do Porto. A extensão do Carmo ao Funicular dos Guindais, na Batalha, passando pela Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados, pretende dar um outro ânimo à Invicta, mais de 30 anos decorridos deste o seu desaparecimento.

Ver

Embarque de Material para a Argentina
No início de Janeiro, a segunda remessa de material circulante vendido à Argentina foi embarcado no Porto de Setúbal.

Ver

Linha do Tua - Um paraíso esquecido
Numa altura em que paira no ar a ameaça do encerramento do troço ainda activo da Linha do Tua, entre Tua e Mirandela, apresentamos uma recolha fotográfica de um dos mais belos traçados de via férrea em Portugal e ao mesmo tempo uma das mais fantásticas obras de engenharia civil ferroviária alguma vez realizada no nosso país.

Ver

Lisboa - Porto, aos comandos de uma 2600
Relato de uma viagem entre Lisboa e o Porto, aos comandos de uma 2600, rebocando cinco carruagens, num serviço Intercidades. Uma viagem de 3h35min, através da mais importante linha do país, que sofre actualmente uma grande metamorfose, para alcançar a tão desejada modernidade.

Ver

Especial PTG Régua - Vila Real
Uma composição especial percorreu a fantástica linha do Corgo entre Régua e Vila Real. Tratou-se de um passeio organizado pela PTG (Portuguese Traction Group), sendo a composição formada pela locomotiva 9004, já retirada de serviço comercial e em cores históricas, e por duas carruagens de madeira restauradas.

Ver

   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

Desde então, todos os anos se celebra o dia 15 Novembro com o objectivo de alertar para a importância da segurança marítima internacional e para a salvaguarda do ambiente marinho.

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo