» Galeria fotográfica

» Fotografia Ferroviária » Caminhos de Ferro Ligeiros » Metro do Porto » Construção e Obras de Arte » Linha D - Ponte D.Luiz I

Imagem Anterior:
« Linha D - Ponte D. Luiz
Imagem Seguinte:
Linha D - Ponte Luiz I »

Linha D - Ponte D.Luiz I
  


Clique na foto para aumentar o tamanho.

Enviar um postal      Imprimir

 Linha D - Ponte D.Luiz I
Autor: Leandro Ferreira
Data: 14/07/2008
Descrição: Inaugurada a 31 de Outubro de 1886, foi concebida com o intuito de unir Porto a Vila Nova de Gaia, em duas cotas distintas. À cota baixa, é servida por um conjunto de arruamentos que paralelos, que até à Foz são inseparáveis do rio.
À cota alta, o rio é atravessado por uma extensa avenida que rasga a cidade de Gaia, do alto da rotunda de Santo Ovídio até à Estação de S.Bento no Porto.

Em 1905, a ponte viu ser-lhe instalados carris, para permitir a chegada do carro eléctrico a Vila Nova de Gaia. Contudo, em meados da década de 50, a CCFP (actual STCP), defronta-se com um problema. O sistema de alimentação de energia dos carros eléctricos, estaria a provocar uma corrosão eletrolítica acelerada nos pilares da ponte, impondo-se a sua subtituição por outro meio de transporte que não provocasse esse efeito. O sistema de transporte em autocarro estava ainda a dar os primeiros passos, pelo que a solução recaiu no que à altura era considerado o supra-sumo do transporte urbano - o troleicarro. E foi assim que em 1 de Janeiro de 1959, Porto e Gaia ficam ligadas, por um sistema de transporte ecológico, e que não provocava danos na infra-estrutura.

Em 1993, o sistema de troleicarros abandona Vila Nova de Gaia, e o intenso tráfego automóvel exige alternativas à centenária travessia. Com os avançados estudos para a implementação de um sistema de metro ligeiro na cidade do Porto, acabaria por resultar na proposta de construção de uma ponte paralela a montante, destinada ao tráfego automóvel à cota alta, transformando esta na travessia do metropolitano.

Hoje, o tráfego automóvel está confinado ao tabuleiro inferior, circulando as amarelas composições do Metro do Porto no superior, ligando o Hospital de S.João ao topo da Avenida da República em Gaia, onde a chegada a Santo Ovídio está agendada para 2009.

Comprimento Total: 385,25 m
Peso: 3.045 toneladas
Arco: mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Palavras-chave: Ponte, DLuiz, Porto
Cliques: 1764
Classificação: 3.3/5 (7 votos)
Tamanho: 414 kB
   Login

User
Password
Relembrar Login
 
» Registe-se aqui !

   Pesquisa

Pesquisa avançada
   Sabia que...?

O parque da Metro de Lisboa é composto por mais de 330 carruagens?

   Foto aleatória


© 2004-2014 Transportes XXI — Transportes & Mobilidade, todos os direitos reservados.
Os conteúdos presentes neste portal são da exclusiva responsablidade dos seus autores.
Acerca do Transportes-XXIMapa do portalContacto
desenvolvimento
desenvolvido por AlojamentoVivo